Os Shows

1. Show Estórias de Cantar é uma homenagem aos grandes compositores da Música Popular Brasileira.

Composições de mestres de diversas gerações da nossa música, estão presentes no repertório do show, trazendo novos arranjos que divertem as crianças, e encantam aos pais e educadores que compreendem a importância de se apresentar ao público infantil compositores como, Chico Buarque de Holanda, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Jorge Ben Jor, Edu Lobo, Toquinho, Erasmo Carlos, Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Paulo Tatit e Gustavo Kurlat.

O espetáculo apresenta dinâmicas musicais e imagens cênicas que proporcionam ao público a oportunidade de apreciar momentos de escuta e observação, e de dança e interação no mesmo espetáculo. Música para ouvir, música pra brincar, música para sambar e até para balançar a cabeça ao som do bom e velho Rock N’ Roll.

O repertório é composto por canções que dialogam com o universo das crianças, verdadeiras “estórias cantadas” que apresentam personagens como um Tatu que quer morar na mão de um menino muito levado, um Negro Gato que se esconde no meio da platéia, e uma menina atrapalhada que sonha em ser bailarina, entre outras surpresas que encantam adultos e crianças.

As poesias ” O Relógio” de Vinícius de Moraes, “A Bailarina” de Cecília Meirelles  e “Convite” de José Paulo Paes, ganham vida através de cenas sensíveis e divertidas.

Estórias de Cantar é uma excelente oportunidade para pais e filhos, alunos e educadores se divertirem e interagirem apreciando boa música!!!

2. Show Estralando o Roque é segundo show da Banda Estralo, cujo repertório inclui grandes sucessos do nosso rock nacional.

Nele, o maestro Luca e os músicos Mau e Batata ficam encarregados de apresentar algumas composições como “Esse tal de Roque Enrow”, de Rita Lee, “O Vira”, da banda Secos e Molhados e a “Melô do Marinheiro”, dos Paralamas do Sucesso. Ao adentrarem o universo do rock, Lua e Lil tem seus passaportes carimbados por Raulzito, o pai do rock brasileiro. Incomodada com a batida da música, uma divertida vovó chega a invadir o palco para interromper o show. Mas, quem consegue ficar parado ao som de um bom rock’n’roll? Dessa forma, a velhinha acaba dando o braço a torcer e passa a fazer parte da festa também!

3. Show Banda Estralo toca Carmen Miranda

Para o carnaval a Banda Estralo apresenta o show “Bailinho Estralante com Carmen Miranda”, uma viagem musical que homenageará a ilustre cantora e renomada artista Carmen Miranda. A proposta do show é apresentar repertórios da Música Popular Brasileira, valorizando os diversos compositores brasileiros. Desta vez voltaremos ao tempo para as décadas de 20, 30 e 40, resgatando diversas marchinhas carnavalescas especialmente as que foram interpretadas pela Pequena Notável, como Tá-hi!, Mamãe eu quero, Alô-Alô, Bambu-Bambu e Tic-Tac do meu Coração, entre outras.

4. Show Banda Estralo toca Gonzação

Ritmos nordestinos como xote, maracatu, forró e baião estão presentes neste repertório que apresenta as características das festas de junho. A colheita do milho, do amendoim, do algodão e também associadas as festas dos santos católicos, Santo Antônio e seus milagres casamenteiros, São João a quem são dedicadas as fogueiras e São Pedro, dono das chaves do céu, responsável por mandar chuva para o sertão. Através de canções consagradas como Asa Branca , Respeita Januário e a Vida do Viajante a Estralo canta a vida dos imigrantes nordestinos, sem perder a alegria e bom humor que aparecem em músicas como Xote das Meninas e ABC do Sertão e Dezessete e Setecentos, além de revelar aos pequenos ouvintes, clássicos festejos juninos como Firim Fim Fim – que imita o som da sanfona – propicia para que o público possa dançar a quadrilha e Penero o Xerem, que fazem parte do ” lado B” das canções de Gonzagão.

5. Banda ESTRALO canta Saltimbancos

Em 2018 lança o novo show “Banda Estralo canta Saltimbancos”. Este show foi inspirado no disco “Os Saltimbancos” de Chico Buarque, lançado na década de 80. Abre-se a cortina e a Banda Estralo canta o sucesso Caprichos do Tatu, a canção de Gustavo Kurlat tem sido a mais pedida pelo público, tudo indica que o repertório a seguir seja o do espetáculo Estórias de Cantar, porém, os músicos se lembram que é sobre outros animais que eles vieram falar, os Saltimbancos! “Eu faço a Galinha”, diz Lua, “Eu a Gata”, diz Lil, “Eu o cachorro”, diz Mau, “E eu? Eu faço o Jumento!” Diz o Maestro Luca assumindo o personagem central da narrativa, os demais músicos assumem o papel do temido Barão, assim os Estralantes recontam o conto dos irmãos Grimm, com muita interação com o público, que ajuda a cantar essa história tão viva no imaginário dos brasileiros. É possível falar de politica para as crianças? É possível fazer isso sem que seja panfletaria, simplória ou moralista? Sim, Chico Buarque conseguiu isso com os Saltimbancos, ao traduzir I Musicanti (em Italiano), obra de Sergio Bardoti e Luiz Enrique Bacalov, adaptação da obra literária “Os músicos de Bremem”, criada pelos irmãos Grimm.

E porque é importante falar sobre isso, ainda hoje? “Porque as saídas humanas para os conflitos são as mesmas: a união, a solidariedade, a esperança, a colocação de quem você é no mundo.” Diz Susana Ventura, doutora em Letras pela USP, professora, escritora e pesquisadora do livro para a infância. De forma divertida e muito musical, a Banda Estralo apresenta um espetáculo que além de re-apresentar o repertório musical da renomada obra Os Saltimbancos, para a nova geração de ouvintes da música popular brasileira, busca a empatia das crianças pelos quatro animais interpretados pelos Estralantes.

 

6. Banda Estralo e a Música Infantil na TV!

Completando 10 anos de carreira, a Banda Estralo faz mais uma viagem pela música brasileira, apresentando um repertório recheado de sucessos que tocaram nas telinhas da programação infantil entre as décadas de 70, 80 e 90.

Em clima de nostalgia e celebração, os  Estralantes relembram as canções que marcaram a sua infância, trazendo na memória relíquias musicais como as aberturas da Vila Sésamo, do Sítio do Pica Pau Amarelo e do programa especial Pirlipimpim. Neste zap pelos canais vai ter Chaves, Xuxa, Castelo Rá Tim Bum e muito mais, homenageando os grandes compositores e intérpretes de variados programas da televisão.